A linda Congada de São Benedito 

 mais fotos:  

Centenas de pessoas participaram, no último final de semana (12 e 13/05), da tradicional Congada de São Benedito, realizada no bairro Vila São Joaquim, em Cotia. A festa que se realiza no município há 63 anos, reuniu pessoas de vários lugares do estado, mostrando toda a manifestação cultural afro-brasileira, com muita dança, música e história.

A programação começou com a saída das Congadas, da Câmara Municipal e contou com a participação das Congadas de Cotia, Mogi das Cruzes e Taubaté que acompanharam com muita alegria o trajeto do busto da Princesa Isabel, até o local da festa.  Após a chegada da procissão, as Congadas se apresentaram e foi rezado um terço em frente à casa de Benedito Pereira de Castro, fundador da Congada de Cotia.

No domingo, as comemorações começaram cedo com o hasteamento das bandeiras, brasileira, paulista e de Cotia. Chegaram para completar a festa as congadas de Pindamonhangaba, Lorena, Maracatu, Cia. Cara Caxa e Mocambos de Raiz Nagô. A missa em intenção das almas dos escravos deu continuidade às comemorações no domingo. A festa também contou com a leitura e representação da Lei Áurea, seguida de apresentações das Congadas e uma procissão dos Santos Patronos.

Natalina Castro, neta do falecido Sr. Benedito, que sempre organizou a festa em Cotia, falou da responsabilidade em manter viva esta importante manifestação cultural na cidade. “A festa está no sangue da minha família, é nossa história, nossa cultura. As Congadas que vêm de outras cidades, fazem isso há muitos anos, somos unidos, somos todos um só. A cada ano procuramos melhorar e trazer uma festa melhor para todos”, garante.



15/05/2018


Procure também por:

> Congada
> Cotia
> Benedito
> festa
> escravos
> cultura

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
Y7O   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal