Mais dicas para dirigir na chuva  

Nos últimos dias, várias regiões do Estado, inclusive a nossa, viveram dias chuvosos com fortes ventos, raios e trovões, o que pediu atenção redobrada dos motoristas não só nas rodovias, mas também nas ruas e avenidas de nossas cidades que tiveram pontos de alagamento. Nos próximos 15 dias a previsão da Climatempo para Cotia é da permanência de horários chuvosos. Há alguns dias falamos sobre os perigos da aquaplanagem e passamos algumas dicas para evitá-la (veja em http://bit.ly/cuidadosaquaplanagem), mas além destas dicas há outros cuidados que podem ser úteis e dicas para manutenção do seu carro. Confira aqui mais dicas para chegar ao seu destino com segurança:


– Se em dias ensolarados manter a distância do veículo à frente é importante, em dias de chuva ou tempestade ampliar a distância é fundamental, já que a pista tende a ficar escorregadia;
– Caso a chuva esteja muito forte e o motorista fique sem visibilidade, é indicado parar em um local seguro e aguardar a chuva diminuir;
– Manter o farol baixo ligado melhora a visualização dos veículos, principalmente se houver neblina. Nestas condições, nunca use farol alto, pois o reflexo da luz vai ofuscar a visão dos demais motoristas;
– Também nunca use o pisca-alerta com o carro em movimento, pois o motorista de trás pensará que seu veículo está parado;
– Como dissemos no artigo anterior, a melhor forma de prevenir a aquaplanagem é sempre trafegar com pneus em bom estado (nunca “careca”, o mesmo que liso) e reduzir a velocidade em dias de chuva forte. Mas, se ainda assim o carro aquaplanar, a orientação é manter a calma, retirar o pé do acelerador, não pisar nos freios nem virar a direção até que os pneus voltem a entrar em contato com a pista;
– Aos motociclistas, o ideal é evitar enfrentar a chuva e esperar, em algum local seguro, que ela passe. Se isso não for possível, é imprescindível que o motociclista esteja bem equipado, utilizando capacete com viseira adequada ou óculos de proteção, capa de chuva, jaqueta com proteções, além de luvas e botas.

Cuide do seu veículo

Fique atento aos limpadores
O limpador de para-brisa deve estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de trocar a peça.

Verifique os faróis e Lanternas
Dias chuvosos requerem o farol aceso, porque tendem ser naturalmente mais escuros. Por isso e por uma questão de segurança, o motorista deve estar atento na revisão das luzes dos faróis e lanternas.

Os pneus devem estar em perfeito estado
A aquaplanagem é um fenômeno conhecido por muitos motoristas, que praticamente perdem o controle do carro devido à falta de contato entre o pneu e o chão. Assim, é essencial que o condutor confira sempre o estado dos pneus, medindo a profundidade dos sulcos dos pneus (ranhuras na borracha) do veículo, pois são eles que apontam a condição atual da borracha.

A manutenção dos freios deve estar em dia
Manter o sistema de freios, que inclui discos, cilindros etc. em boas condições é essencial para o bom funcionamento do veículo e para garantir a segurança do motorista. Por isso, é importante que o motorista se atente a ruídos ou demora ao frear, pois são alguns indícios da necessidade de manutenção.

Verifique o sistema de circulação de ar
É necessário realizar manutenção das entradas de ar e do sistema de ventilação, independente do veículo possuir ou não ar condicionado, já que, em casos de opacidade do vidro, eles resolvem o problema de maneira mais rápida, evitando que o motorista corra riscos.

Água no veículo

Em casos de enchentes, não é recomendável que o motorista ligue o carro. Isso porque, a invasão da água pode causar a paralisação e até a perda do motor. O recomendável é que o motorista mantenha a calma e acione o guincho. Após a retirada do veículo com segurança, o motorista deve levá-lo para uma revisão geral.



24/01/2018


Procure também por:

> direção
> chuva
> trânsito
> freios
> para-brisa
> pneus
> entrada de ar

<< voltar

  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
TL8   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal