por Dr. Giovanni PereiraPrepare-se para correr com segurança

Estamos há poucos dias da nossa Corrida da Granja e não há momento melhor para algumas informações importantes.  

No dia anterior à prova, durma bem e tenha uma alimentação normal. Parece bobagem, mas ninguém quer uma dor de barriga no meio da corrida. O descanso e a rotina habitual ajudam a diminuir o estresse que antecede a prova e com isso o desempenho pode ser melhor.

Não é no dia da corrida que você vai experimentar aquele carbogel que tanto quis ou utilizar o tênis novo que comprou. Nesse dia o mais importante é conforto e desempenho, e não se preocupar se o gel vai causar mal estar ou se vai ter bolhas inesperadas nos pés.

Lembrem-se de aquecer a musculatura. Alongamentos leves e exercícios coordenativos e de ativação muscular são fundamentais. Séries curtas, nada extenuantes. Queremos estimular e avisar o corpo que o exercício intenso está por vir e não cansá-lo antes da prova.

Importante também lembrar de desaquecer ao final da corrida. Isso vai prevenir aquela dor muscular tardia que a gente só lembra quando já não consegue subir um degrau ou sair do carro. 

Muitos devem ter lido esta semana sobre uma corredora que faleceu durante uma corrida. Tal fato é raro, mas não impossível de acontecer com qualquer um. Serve de alerta para estar sempre com sua saúde em dia, especialmente quando se pratica um esporte que exige muito do corpo. Se você ainda não passou com um médico do esporte para avaliação, ainda dá tempo. É extremamente importante uma consulta minuciosa e alguns exames pré participação para a prática de exercícios com segurança e tranquilidade. Doenças cardíacas são graves e potencialmente fatais, mas relativamente fáceis de serem detectadas e tratadas. Quando sob controle permitem uma vida normal e cheia de exercício para todos.

Por fim, fico à disposição para qualquer esclarecimento e consultas. Para os que ainda não se exercitam, sempre dá tempo de começar. Para os corredores, boa corrida, nos vemos lá! Para aqueles que não vão correr, boa semana e bons exercícios.



Os artigos e reportagens, quando assinados, não refletem necessariamente a opinião do Site da Granja e são de inteira responsabilidade de seus autores.


  • Comentários (0)
  • Comente aqui
  • Indicar para amigo(a)
  • Imprimir
Nenhum comentário.

Preencha os campos abaixo:

Nome:
E-mail:  Exibir e-mail
Título:
Comentário: 
Seu comentário sobre essa matéria, será avaliado
e publicado no prazo máximo de 48 horas.
FC7   

Indique esta notícia a um(a) Amigo(a):

Seu Nome:
Seu E-mail:
Nome Amigo(a):
E-mail Amigo(a): 

Medicina Esportiva - Dr. Giovanni Pereira

Dr. Giovanni Pereira

MÉDICO DO ESPORTE  CRM/SP 149771
Médico pela pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Médico do exercício e do esporte pela FMUSP
Pós graduado em biomecânica e fisiologia do exercício pela FMUSP
Pós graduando em termografia médica na FMUSP

E-mail: drgiovanni@medsatis.com.br



Todos os direitos de reprodução e representação reservados.

newsletteranuncie

Receba nosso informativo semanal

Arquivo

  • Prepare-se para correr com segurança
  • Crossfit é para você?